Transformação química: Produtos usados no dia-a-dia
AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 4º ano A
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
A turma do quarto ano A, trabalhou com o conteúdo de Ciência, Transformações Químicas, com base no livro didático, o qual apresentou conceitos sobre o tema citado, com clareza. Desenvolvemos leituras, diálogos, sobre o assunto, também tivemos momentos de conversa relacionando o conhecimento apresentado com o cotidiano dos alunos, sendo que após um período de observação de quais produtos é usado na sua casa, como tarefa de casa. O relato dos alunos enriqueceu a aula explosiva dialogada que foi muito produtiva.
Após o momento de observação, com todas as informações necessárias, trabalhamos a parte prática, que aconteceu da seguinte forma, os alunos trouxeram para a sala de aula, rótulos dos produtos químicos usados pela família, em seguida organizamos pequenos grupos, para realizar uma pesquisa com pessoas da escola, para responderem um questionário das seguintes perguntas:
Nome do produto.
Para que serve?
Como usá-lo?
Quais os cuidados ao usá-lo?
Após o registro das perguntas no caderno, os alunos foram realizar a pesquisa, então alguns grupos de alunos foram procurar a funcionária Katiana kafka, e relataram que estavam fazendo uma pesquisa e se ela aceitaria responder. Enquanto isso outro grupo estava realizando a pesquisa com a pedagoga Tani W. Pontarollo, as quais colaboraram com os alunos com atenção e carinho, assim foi feita a etapa das entrevistas.
Passamos a trabalhar com material colhido nas entrevistas, os alunos criaram uma ficha informativa, os alunos acrescentaram o rótulo, como informação visual para evidente de qual produto estavam escrevendo. Para finalizar o trabalho montamos um mural, com todas as fichas informativas dos trabalhos individuais produzido pelos alunos, e expomos no ambiente de grande circulação de alunos e pessoas na escola.
Diante de todo o trabalho realizado com os alunos, fiquei muito satisfeita, com o envolvimento das crianças em desenvolver as etapas, com interesse, participação ativa, seriedade na construção de conceitos dos cuidados com o uso dos produtos químicos, acredito que os alunos levaram este aprendizado para a vida.
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 4º ano A
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
A turma do quarto ano A, trabalhou com o conteúdo de Ciência, Transformações Químicas, com base no livro didático, o qual apresentou conceitos sobre o tema citado, com clareza. Desenvolvemos leituras, diálogos, sobre o assunto, também tivemos momentos de conversa relacionando o conhecimento apresentado com o cotidiano dos alunos, sendo que após um período de observação de quais produtos é usado na sua casa, como tarefa de casa. O relato dos alunos enriqueceu a aula explosiva dialogada que foi muito produtiva.
Após o momento de observação, com todas as informações necessárias, trabalhamos a parte prática, que aconteceu da seguinte forma, os alunos trouxeram para a sala de aula, rótulos dos produtos químicos usados pela família, em seguida organizamos pequenos grupos, para realizar uma pesquisa com pessoas da escola, para responderem um questionário das seguintes perguntas:
Nome do produto.
Para que serve?
Como usá-lo?
Quais os cuidados ao usá-lo?
Após o registro das perguntas no caderno, os alunos foram realizar a pesquisa, então alguns grupos de alunos foram procurar a funcionária Katiana kafka, e relataram que estavam fazendo uma pesquisa e se ela aceitaria responder. Enquanto isso outro grupo estava realizando a pesquisa com a pedagoga Tani W. Pontarollo, as quais colaboraram com os alunos com atenção e carinho, assim foi feita a etapa das entrevistas.
Passamos a trabalhar com material colhido nas entrevistas, os alunos criaram uma ficha informativa, os alunos acrescentaram o rótulo, como informação visual para evidente de qual produto estavam escrevendo. Para finalizar o trabalho montamos um mural, com todas as fichas informativas dos trabalhos individuais produzido pelos alunos, e expomos no ambiente de grande circulação de alunos e pessoas na escola.
Diante de todo o trabalho realizado com os alunos, fiquei muito satisfeita, com o envolvimento das crianças em desenvolver as etapas, com interesse, participação ativa, seriedade na construção de conceitos dos cuidados com o uso dos produtos químicos, acredito que os alunos levaram este aprendizado para a vida.
Comentários
Postar um comentário