Peça de teatro – DONA BARATINHA

AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 4º ano A

Nesta semana trabalhamos o conteúdo programático, livro Didático “Ápis Mais” “texto teatral”, na disciplina de língua portuguesa. Assim, desenvolvemos a leitura coletiva, diálogos, conversamos sobre os personagens, a organização de falas, momentos de encenação, coesão e a compreensão do todo deste conteúdo, com o texto teatral, “Eu chovo, tu choves, eles chovem...”, desta forma decidimos encenar a história da “Dona Baratinha” em sala de aula.

Após entendimento da parte teórica, passamos para a parte prática, construímos momentos bem divertidos e de grande valor para os alunos. A apresentação teve como personagens; a Dona Baratinha, o Boi, o Cavalo, o Gato, o Rato, o Cozinheiro, as Narradoras, os Convidados, todos caracterizados com mascaras.

Num primeiro momento houve o diálogo para preparação de materiais necessários, os ensaios, que foram fundamentais para o resultado final, em seguida realizamos a apresentação interna, ou seja, só para os alunos da turma. Cada aluno representou seu personagem com excelência seguindo corretamente o roteiro. A caracterização dos personagens foi recomendada pelos alunos, dessa forma preparamos um pequeno cenário para que a apresentação da “Dona Baratinha” ficasse interessante.

Com o entusiasmo dos alunos, que por várias vezes demostraram interesse em apresentar para toda a comunidade escolar, a turma concordou em se apresentar novamente. Então comunicamos a equipe pedagógica, que incentivou os alunos para esse trabalho ao público, e mais uma vez os alunos deram um lindo show em sua apresentação.

Após concluído as apresentações, no dia seguinte, em roda de conversa sobre como os alunos se sentiram como ator e atrizes, e como tudo estava ainda muito recente na memória deles, orientei os alunos, para construíram a história que haviam apresentado, em forma de desenho.

Foi bem gratificante desenvolver essa atividade com os alunos, isso porque a demonstração de interesse deles, com um misto de emoções, valorizou o processo de aprendizagem desse contúdo.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÃO

Sistema monetário brasileiro

Qual a importância da educação ambiental para as crianças?