Matemática divertida: Trabalhando com o conteúdo “Ângulo”
AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 5º ano
A semana foi de trabalhos desenvolvidos na disciplina de matemática com o conteúdo sobre ângulos.
Iniciamos os trabalhos com um diálogo sobre ângulos, apresentando aos alunos as formas e nomes dos ângulos, de como o ângulo está presente nosso dia-a-dia, em muitas coisas, objetos á nossa volta, em nossa vida e na natureza.
Com embasamento no livro didático, nas definições, comparações e observações do dia-a-dia na escola, despertou nos alunos o interesse e a curiosidade sobre o conteúdo, pois em vários momentos durante as aulas eles verbalizaram comparações com algum dos ângulos apresentados, nomeando-os corretamente.
As atividades foram trabalhadas com exemplo de objetos que fazem parte do cotidiano dos alunos na escola, como: o ponteiro do relógio, a porta da sala de aula, o caderno e o livro na medida que se abre ou virar a página apresenta se o grau de cada movimento que o aluno pratica, na caixa de lápis colorido, na rampa de entrada na escola, na quadra de esporte, sendo assim inúmeras possibilidades de assimilar o conhecimento, o que tornou o processo de aprendizagem leve e divertido.
Após trabalhar a teoria em sala de aula, lancei um desafio aos alunos, sendo este, a confecção de uma pipa, respeitando os ângulos; reto, agudo e obtuso, enfatizando que as pipas deveriam ser construídas com os requisitos apresentados pelo conteúdo e deveriam utilizar material reciclado que tivessem em casa, os alunos teriam uma semana para finalizarem as pipas e entregar na data estipulada pela professora. Ainda nesse momento, combinamos, agendamos um dia da semana seguinte para testar na pratica se os ângulos foram realizados corretamente, com o dia de soltar pipas.
Na aula pratica, o soltar pipa, foi incrível e muito divertido, as pipas que estavam com os ângulos corretos encantavam o céu com suas corres e formatos, a alegria no rosto de cada criança, as gargalhadas fizeram desse dia um dia maravilhoso e muito prazeroso.
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 5º ano
A semana foi de trabalhos desenvolvidos na disciplina de matemática com o conteúdo sobre ângulos.
Iniciamos os trabalhos com um diálogo sobre ângulos, apresentando aos alunos as formas e nomes dos ângulos, de como o ângulo está presente nosso dia-a-dia, em muitas coisas, objetos á nossa volta, em nossa vida e na natureza.
Com embasamento no livro didático, nas definições, comparações e observações do dia-a-dia na escola, despertou nos alunos o interesse e a curiosidade sobre o conteúdo, pois em vários momentos durante as aulas eles verbalizaram comparações com algum dos ângulos apresentados, nomeando-os corretamente.
As atividades foram trabalhadas com exemplo de objetos que fazem parte do cotidiano dos alunos na escola, como: o ponteiro do relógio, a porta da sala de aula, o caderno e o livro na medida que se abre ou virar a página apresenta se o grau de cada movimento que o aluno pratica, na caixa de lápis colorido, na rampa de entrada na escola, na quadra de esporte, sendo assim inúmeras possibilidades de assimilar o conhecimento, o que tornou o processo de aprendizagem leve e divertido.
Após trabalhar a teoria em sala de aula, lancei um desafio aos alunos, sendo este, a confecção de uma pipa, respeitando os ângulos; reto, agudo e obtuso, enfatizando que as pipas deveriam ser construídas com os requisitos apresentados pelo conteúdo e deveriam utilizar material reciclado que tivessem em casa, os alunos teriam uma semana para finalizarem as pipas e entregar na data estipulada pela professora. Ainda nesse momento, combinamos, agendamos um dia da semana seguinte para testar na pratica se os ângulos foram realizados corretamente, com o dia de soltar pipas.
Na aula pratica, o soltar pipa, foi incrível e muito divertido, as pipas que estavam com os ângulos corretos encantavam o céu com suas corres e formatos, a alegria no rosto de cada criança, as gargalhadas fizeram desse dia um dia maravilhoso e muito prazeroso.
Comentários
Postar um comentário