Contação de história - Fantoches de meia
AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 4º Ano A
Durante a contação histórias, realizada pelos alunos, que utilizam semanalmente os livros da biblioteca da escola, surgiu o interesse em criar/produzir, fantoche para contar histórias. Desenvolvemos muitas conversas, diálogos pra elaborarmos um trabalho de contação de história; em que todos os alunos se envolvessem, trabalhei com eles o poder da fala e o poder de saber ouvir, a escrita, a coesão, a coerência, a pontuação como: dois pontos, travessão, ponto de interrogação, exclamação e ponto final, dando importância na entonação da fala de cada personagem. Os alunos tiveram momentos de muito trabalho; pesquisar em livros, na internet e principalmente buscar informações com os pais sobre contação de história com fantoches, em seguida registraram todas as informações que obtiveram, no caderno. Dividiram suas experiências com a turma, em seguida formaram dupla e assim realizaram as etapas do trabalho.
Os fantoches proporcionam prazer/alegria tanto para quem as conta/representa, como para quem as ouve, e as crianças ficaram muito entusiasmado em produzir o fantoche, marcamos a data da contação de história da turma do quarto ano A, com os fantoches.
Apresentação foi pura diversão, riram, brincaram encenaram com muita responsabilidade, a representação de personagem usando apenas a mão. Orientei os alunos que deverão fazer o personagem falar. Os fantoches deveram ser movimentados aproximando e distanciando os dedos, “abrindo e fechando boca”. Em seguida, que deverão “fazer uma voz diferente” e deixar os dois personagens conversar; em cada dupla, o personagem de um vai conversar com o do outro.
No final das apresentações foi feita uma roda de conversa todos sentados no chão da sala, comentamos os pontos positivos e os pontos negativos, esse momento rendeu muito e todos os alunos falaram e também ouviram os colegas, eles gostaram tanto que já querem fazer outra apresentação.
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 4º Ano A
Durante a contação histórias, realizada pelos alunos, que utilizam semanalmente os livros da biblioteca da escola, surgiu o interesse em criar/produzir, fantoche para contar histórias. Desenvolvemos muitas conversas, diálogos pra elaborarmos um trabalho de contação de história; em que todos os alunos se envolvessem, trabalhei com eles o poder da fala e o poder de saber ouvir, a escrita, a coesão, a coerência, a pontuação como: dois pontos, travessão, ponto de interrogação, exclamação e ponto final, dando importância na entonação da fala de cada personagem. Os alunos tiveram momentos de muito trabalho; pesquisar em livros, na internet e principalmente buscar informações com os pais sobre contação de história com fantoches, em seguida registraram todas as informações que obtiveram, no caderno. Dividiram suas experiências com a turma, em seguida formaram dupla e assim realizaram as etapas do trabalho.
Os fantoches proporcionam prazer/alegria tanto para quem as conta/representa, como para quem as ouve, e as crianças ficaram muito entusiasmado em produzir o fantoche, marcamos a data da contação de história da turma do quarto ano A, com os fantoches.
Apresentação foi pura diversão, riram, brincaram encenaram com muita responsabilidade, a representação de personagem usando apenas a mão. Orientei os alunos que deverão fazer o personagem falar. Os fantoches deveram ser movimentados aproximando e distanciando os dedos, “abrindo e fechando boca”. Em seguida, que deverão “fazer uma voz diferente” e deixar os dois personagens conversar; em cada dupla, o personagem de um vai conversar com o do outro.
No final das apresentações foi feita uma roda de conversa todos sentados no chão da sala, comentamos os pontos positivos e os pontos negativos, esse momento rendeu muito e todos os alunos falaram e também ouviram os colegas, eles gostaram tanto que já querem fazer outra apresentação.
Comentários
Postar um comentário