Produção de texto e classificação das sílabas tônicas

AUTORA
Professora Franciele Pontarolo, 4º ano B

Os alunos do 4º ano B da Escola Municipal do Campo de Boa Vista, desenvolveram nos dias 14 de março e 10 de abril de 2023 atividades lúdicas sobre sílaba tônica e suas classificações, como: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e produção textual. Anteriormente a esta atividade lúdica, foi passada uma explicação sobre o tema da aula e os alunos falaram o que já sabiam sobre o assunto. O objetivo da atividade lúdica foi chamar a atenção dos alunos, trazendo um maior interesse na aprendizagem da escrita e acentuação de palavras, e os alunos ficaram livres para perguntarem sobre o tema da aula.

Começamos a aula mostrando o material confeccionado pela professora, o qual, foi preparado caixinhas de papel pintadas com as cores primárias e separadas pelas classificações das sílabas tônicas. Dentro de cada caixinha foram colocadas várias palavras relacionadas a sua tonicidade. Cada criança pegou o dado confeccionado e lançou, cada lado do dado está relacionado a uma classificação de tonicidade. Conforme o lado do dado que caia, cada aluno pegava sua palavra e ditava para o restante da sala escrever no caderno, fazendo assim um ditado de palavras. Após o ditado, os alunos produziram um texto usando algumas das palavras que foram ditadas. Em um outro momento, os papéis foram colocados fora das caixas, no qual cada criança pegou uma palavra e ditou para a turma, depois de ditar a palavra o aluno classificava e colocava na caixinha correta das classificações.

Esta atividade foi muito importante para os alunos, pois, trouxe um maior interesse pela escrita e leitura de palavras e textos. Os alunos se mostraram entusiasmados em participar, visto que, a atividade estava em forma de brincadeira. Esta atividade será realizada mais vezes durante todo o ano, uma vez que, é uma forma de aprendizado que agradou aos alunos.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da reciclagem do lixo

ELEIÇÃO

7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL