ELEIÇÃO

AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 5º ano

Na primeira semana do mês de outubro, foi desenvolvido em sala de aula um trabalho sobre eleição com base em acontecimentos históricos, cívicos e atuais, foi desenvolvido de forma lúdica o texto “Eleição na floresta”. Em parceria e apoio da equipe pedagógica da escola foi impresso e plastificado títulos de eleitor para todos os alunos, confeccionado mascaras de animais para os alunos que concorreriam a eleição na floresta, também foi confeccionado uma urna para o dia da eleição.

Após apresentar os conhecimentos sobre eleição, sanar duvidas apresentadas pelos alunos, iniciamos a parte pratica, simulamos uma eleição.

No primeiro momento, montamos uma equipe, onde alguns alunos representariam os mesários e os fiscais, todo o trabalho foi desenvolvido com base no texto “Eleição na floresta”, foi escolhido com a participação dos alunos, os candidatos representando os defensores da floresta, retirando do texto três personagens, o leão, a girafa e a coruja.

Cada candidato preparou um discurso para apresentar aos eleitores defendendo sua posição em manter a ordem na floresta e conquistar os votos para ser eleito, assim aconteceu o debate com a participação dos eleitores e os candidatos com a orientação da professora responderam todas as perguntas apresentadas. No dia da eleição, houve toda uma organização e preparo de ambiente para o momento de votar.

Os eleitores estavam organizados no lado de fora da sala de aula e entravam para votar somente quando o eleitor que já tinha votado saísse, os fiscais recebiam os documentos e orientavam o eleitor a se dirigir até os mesários para identificação e assinatura de presença do votante, em seguida outro fiscal encaminhava o eleitor até a urna, na saída da urna o eleitor recebia o comprovante da eleição e o documento apresentado, assim todos os alunos vivenciaram essa magia de ir na urna votar, sobre orientação da professora foi estipulado um horário para o momento de votação o tempo foi comprido.

Em seguida, dando continuidade, houve o momento de contagem de votos pelos mesários em local separado da sala de aula e posteriormente apresentação do candidato vencedor. Todos os momentos desse trabalho foram registrados em fotos.

Desenvolver esse trabalho de forma teórica e pratica foi uma experiencia grandiosa, os alunos demostraram interesse e entusiasmo, pois eles até sugeriram que deveríamos ter votação todos os dias, o envolvimento dos alunos superou todas as expectativas, por se tratar de um assunto sério, a diversão e a alegria fizeram parte dessa aula contaminando toda a comunidade escolar.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da reciclagem do lixo

7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL