7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AUTORA
Professora Ana Paula S. Floriano, 4º ano A

Neste ano de dois mil e vinte e dois, comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil. São duzentos anos de liberdade e de crescimento. Embora ainda haja muita luta por igualdade social e mais respeito à cidadania, temos muitos motivos pelos quais comemorar neste sete de setembro.

Não podemos nos esquecer que se vivemos hoje em um país democrático, é graças às conquistas do povo brasileiro. Portanto, devemos exercer nossa cidadania sempre de modo respeitoso e valorizando nossos antepassados, aqueles que bravamente lutaram por nossa independência.

Com esse olhar cheio de amor, respeito, valorização e reflexão, os estudantes do 4º ano A da Escola Municipal de Boa Vista (Guamiranga), desenvolveram durante a quinzena que antecedeu o sete de setembro, um trabalho de conhecimento, valorização e respeito à nossa Pátria Amada.

Iniciamos nossas atividades com uma roda de conversa sobre todo o histórico de nosso país, desde nossos povos nativos, os indígenas, que são a alma do Brasil, passando pelo período Pré-Colonial, com a chegada dos portugueses, O Brasil- Colônia, o Brasil- Império e, finalmente, o Brasil República, que já passou por um período de ditadura militar e hoje vivemos um período de democracia, temos liberdade de expressão e liberdade de ir e vir. Conquista esta que teve seu início com o grito da Independência. Por isso a importância de trabalhar com os estudantes essa consciência de valorização da liberdade e tudo o que ela significa.

A Semana da Pátria nos remete a um marco histórico, de uma luta iniciada há duzentos anos e que continua até hoje. Lutamos pela diminuição da desigualdade social, por políticas públicas justas, pela não disseminação do preconceito, do racismo, da cultura do ódio, obstáculos estes que dificultam o engrandecimento de nosso país.

Com todas essas ponderações desenvolvemos em sala de aula diversas atividades de modo interdisciplinar, como leituras, registros, debates, levantamento de dados com registros em gráficos de colunas. Atividades de arte com a confecção de murais alusivos à data. Atividades cívicas com a leitura e interpretação do Hino da Independência, assim como, cantamos o hino durante toda Semana da Pátria, juntamente com os demais estudantes do primeiro ao quinto ano.

Nosso trabalho teve a culminância com a apresentação do jogral “Brasil Somos Nós” (autor desconhecido) e da música “Eu Te Amo Meu Brasil” *, para os estudantes do Fundamental I e da Educação Infantil. O intuito foi encerrar nosso trabalho com uma mensagem de orgulho em ser brasileiro, mostrando que nós somos o Brasil e que podemos expressar nosso amor pela Pátria preservando e cuidando de tudo o que temos de mais bonito: nosso céu, nosso solo, nossas áreas verdes, nossos rios e, principalmente, nosso povo, sendo solidários uns com os outros, respeitando cada pessoa que está perto de nós, as diferenças e escolhas de cada um, respeitando a Constituição Brasileira e todas as suas leis.

Dessa forma estaremos verdadeiramente expressando o amor que temos por nossa terra e seremos verdadeiramente dignos de chamá-la de nossa “Mãe Gentil, Pátria Amada, Brasil!”

*Versão de Marrom Brasileiro. (música composta no ano de 1970 por Dom, da dupla Dom e Ravel e interpretada pelo grupo Os Incríveis).

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da reciclagem do lixo

ELEIÇÃO