Qual a importância da educação ambiental para as crianças?

AUTORA
Professora auxiliar Ana Paula Floriano, 5º ano B

É de fundamental importância que nós, adultos, pais, responsáveis e professores, busquemos orientar nossas crianças no sentido de amarem e respeitarem o meio ambiente. Assim, estaremos preparando-os para os desafios do futuro, para as mudanças que já ocorrem no clima e para o consumo consciente de tudo o que a natureza nos oferece.

É imprescindível e urgente preservar nossos recursos naturais, proteger a natureza e os animais e olhar com mais amor e responsabilidade para a vida no nosso planeta.

Pensando assim, a Escola Municipal de Boa Vista, buscando uma vez mais reafirmar com nossos pequenos o compromisso em preservar o meio ambiente, desenvolveu uma semana toda voltada aos cuidados com o meio ambiente, em homenagem ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dentre todas as atividades desenvolvidas, destacou-se o trabalho desenvolvido com os alunos do 5º ano B, da Professora Tani Wagner Pontarolo, que, sob a orientação da Professora Ana Paula Santos Floriano e com o apoio da diretora Milena Zakalugen, fizeram uma belíssima apresentação teatral e coreográfica com a música Planeta Água, de Guilherme Arantes (interpretada por Sandy).

Buscando enaltecer a importância da água, como recurso natural fundamental para a vida no planeta, a mensagem que pretendemos passar é de que devemos, desde pequenos, economizar e usar com consciência e respeito esse recurso tão precioso. Mostrar para as crianças que mesmo pequeninas, elas podem cuidar do planeta com atitudes diárias como, por exemplo, fechar a torneira ao escovar os dentes; desligar o chuveiro ao se ensaboar, não desperdiçar água em casa e nem na escola, etc.

Para nossa alegria, fomos agraciados com o convite por parte da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretaria Elisabeth Paladino, para que visitássemos todas as escolas e CMEIS do município, com a nossa apresentação.

Foi realmente um presente de Deus! Pois além de ver o entusiasmo de nossos alunos em divulgar o trabalho deles, mais significativo ainda foi perceber o quão longe nossa mensagem chegou. Foram aproximadamente 1000 crianças que ouviram nossa fala em favor dos cuidados com o meio ambiente. Esperamos ter plantado sementinhas de amor e cuidado e, que no futuro, bons frutos sejam colhidos.

A gratidão que temos por tudo o que há de belo e maravilhoso na natureza nos enche de vontade de colocar no coraçãozinho de nossas crianças, o amor e cuidado que devemos ter para com o nosso planeta, nossa casa Mãe! E não é preciso muito para introduzir esse amor e essa educação ambiental na rotina de nossas crianças, basta sermos exemplos para elas.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da reciclagem do lixo

ELEIÇÃO

7 DE SETEMBRO – INDEPENDÊNCIA DO BRASIL