Férias
AUTORA
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 5º ano A
Retornamos das férias de julho, todos muitos animados e com muita vontade de aprender e de ensinar. Iniciamos os trabalhos com a disciplina de língua portuguesa, que aconteceu em quatro momentos, sendo; roda de conversa, registro da roda conversa, leitura e correção textual.
Após acolhimento de boas-vindas, troca de afeto e carinho em sala de aula, os alunos receberam orientação de como seriam desenvolvidos os trabalhos na disciplina de língua portuguesa, em seguida, foram conduzidos pela professora para o pátio da escola.
Primeiro momento: contação de fatos, acontecimentos; já no gramado do pátio da escola, todos sentados em círculo, começamos a conversa com tema férias, nesse momento todos os alunos tiveram o direito de falar, para contar como foi as suas férias. Foi bem divertido, os alunos relataram tudo o que fizeram nas férias e respeitaram o colega quando era momento de ouvir, ainda neste momento, os alunos usaram na sua oralidade a coerência e a coesão correta, e quando percebiam que não estava correto, eles mesmo corregiam a fala.
Segundo momento: registro; retornamos para a sala de aula e cada aluno registrou o que contou na roda de conversa, a professora orientou que o registro fosse feito em uma folha avulsa para correção e que devia conter o autor.
Terceiro momento: oralidade; neste momento a professora recolheu os registros e em seguida misturou (como se fosse um baralho), pediu para um aluno escolher um texto para ler para a turma, após a leitura o aluno entregou para a criança que escreveu, e essa criança teve a vez de ler outro texto escolhido por ele para a turma. Ainda neste momento, a professora foi registrando no quadro palavras escritas e lidas de forma incorreta pelos alunos.
Quarto momento: correção ortográfica; ainda no momento da leitura, a professora foi registrando no quadro palavras escritas e lidas de forma incorreta pelos alunos e após finalizada as leituras, foi trabalhado todas as palavras que estavam registradas no quadro/lousa. Esse momento foi muito produtivo, trabalhamos som das letras, coesão, coerência e ortografia, e então os alunos apresentaram indignação pro ter escrito de forma incorreta a palavra, pois já sabiam a forma correta de escrever.
Foi um dia diferente na escola, uma experiencia produtiva, divertida, um momento de reencontro com a comunidade escolar, com professora, com colegas de turma; e os alunos demonstraram muita alegria, vontade, interesse e prazer por estarem na escola.
Professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, 5º ano A
Retornamos das férias de julho, todos muitos animados e com muita vontade de aprender e de ensinar. Iniciamos os trabalhos com a disciplina de língua portuguesa, que aconteceu em quatro momentos, sendo; roda de conversa, registro da roda conversa, leitura e correção textual.
Após acolhimento de boas-vindas, troca de afeto e carinho em sala de aula, os alunos receberam orientação de como seriam desenvolvidos os trabalhos na disciplina de língua portuguesa, em seguida, foram conduzidos pela professora para o pátio da escola.
Primeiro momento: contação de fatos, acontecimentos; já no gramado do pátio da escola, todos sentados em círculo, começamos a conversa com tema férias, nesse momento todos os alunos tiveram o direito de falar, para contar como foi as suas férias. Foi bem divertido, os alunos relataram tudo o que fizeram nas férias e respeitaram o colega quando era momento de ouvir, ainda neste momento, os alunos usaram na sua oralidade a coerência e a coesão correta, e quando percebiam que não estava correto, eles mesmo corregiam a fala.
Segundo momento: registro; retornamos para a sala de aula e cada aluno registrou o que contou na roda de conversa, a professora orientou que o registro fosse feito em uma folha avulsa para correção e que devia conter o autor.
Terceiro momento: oralidade; neste momento a professora recolheu os registros e em seguida misturou (como se fosse um baralho), pediu para um aluno escolher um texto para ler para a turma, após a leitura o aluno entregou para a criança que escreveu, e essa criança teve a vez de ler outro texto escolhido por ele para a turma. Ainda neste momento, a professora foi registrando no quadro palavras escritas e lidas de forma incorreta pelos alunos.
Quarto momento: correção ortográfica; ainda no momento da leitura, a professora foi registrando no quadro palavras escritas e lidas de forma incorreta pelos alunos e após finalizada as leituras, foi trabalhado todas as palavras que estavam registradas no quadro/lousa. Esse momento foi muito produtivo, trabalhamos som das letras, coesão, coerência e ortografia, e então os alunos apresentaram indignação pro ter escrito de forma incorreta a palavra, pois já sabiam a forma correta de escrever.
Foi um dia diferente na escola, uma experiencia produtiva, divertida, um momento de reencontro com a comunidade escolar, com professora, com colegas de turma; e os alunos demonstraram muita alegria, vontade, interesse e prazer por estarem na escola.
Comentários
Postar um comentário